sábado, 31 de março de 2012

Milagres Eucarísticos: O milagre de Bolsena, Itália

Mais um post da série sobre Milagres Eucarísticos, com textos traduzidos do original em espanhol dos calendários 2012 da FSSPX, distrito da América do Sul. O seguinte milagre ocorreu em 1264, na Basílica de Bolsena, Itália.

Messe di Bolsena - Rafael Sanzio, 1512.

Um sacerdote de Praga, encontrando-se em viagem pela Itália, celebrou a Missa na Basílica de Bolsena. No momento da consagração, a Hóstia se transformou em carne. Este Milagre sustentou a fé do sacerdote, que duvidava da Presença Real de Cristo na Eucaristia.

As Sagradas Espécies foram imediatamnete inspecionadas pelo Papa Urbano IV e por Santo Tomás de Aquino. O Pontífice decidiu extender a toda a Igreja Universal a festa de Corpus Christi para que este excelso e venerável Sacramneto fosse para todos um peculiar e insigne memorial do extraordinário amor de Deus por nós.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Seis horas o portão é aberto / Princípio e Fundamento

Seis horas o portão é aberto. Ou ao menos deveria ser. Tudo ainda está escuro, inundado por uma atmosfera fresca, à espera da manhã prestes a surgir. Sonolenta e meio mal humorada, prefiro o silêncio e evito conversar muito. O barulho do motor do carro me incomoda. Os solavancos também. Chegamos à avenida e aguardamos o momento para atravessá-la. Motos atrasadas, ônibus apressados e automóveis mesquinhos não querem abrir mão de seus dois metros de vantagem na via. Enfim, um desses desiste e nos dá passagem. Seguimos acelerando e parando ao longo do nosso caminho, entre buzinas e muita fumaça.

Desço do carro para entrar na estação. Atravesso outra avenida, ainda maior e mais hostil. Sinto-me como se fugisse - o farol está prestes a abrir e dezenas de pessoas aceleram o passo, esbarrando umas nas outras, para alcançar logo o outro lado. Sou empurrada e meu rosto queima. Na calçada, lama das obras e poças de água, da noite passada. Sigo, sem parar. Piso na escada rolante...esteira rolante de aeroporto...esteira de linha de produção. Fila na catraca, lentidão...irritação. Escada rolante de novo. Não suporto e saio do fluxo. Espero, ao lado, a esquerda agitada passar. Tênis, saltos ritmados e sapatos lustrosos. Também havaianas e sapatilhas de plástico. Saio da escada e entro no trem, empurrada. Ninguém fala, ninguém sorri. Uns estão absortos em seus mundos de celulares e de iPods. Outros tentam voltar a dormir, tortos no banco. Em pé, os ensardinhados fazem caretas. Sou um deles.

Somos uma massa amorfa, apenas. Sem histórias, sem família, sem alma para salvar. O pai que comemorou no final de semana o aniversário do filho mais velho desaparece...e ninguém vê. A mulher que está com a mãe doente e que acaba de brigar com o marido desaparece...e ninguém vê. O jovem que vai para a faculdade que detesta e está perdidamente apaixonado pela vizinha desaparece...e ninguém vê. Até mesmo a nenê no colo da mãe, que ainda nem aprendeu a falar, mas já está com dois dentinhos nascendo na boca - Teve um febrão! Que susto deu na mamãe! - desaparece...e ninguém vê. Passageiros que passam, cargas carregadas...e só. Curvam a cabeça, aceitam o rebaixamento. Isso é gado e não gente, minha gente!

 Meu corpo e minha mente não aceitam aquilo, todas as imagens cinzentas da manhã me alucinam. Minha alma não aceita aquilo. Faço o sinal da cruz e tento rezar, algo bonito para Deus. Mas só consigo dizer: "Meu Deus, meu Deus!"...

...

  Princípio e Fundamento
 (Exercícios espirituais de Santo Inácio)

O homem é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus Nosso Senhor, e assim salvar a sua alma. E as outras coisas sobre a face da terra são criadas para o homem, para que o ajudem a alcançar o fim para que é criado. Donde se segue que há de usar delas tanto quanto o ajudem a atingir o seu fim, e há de privar-se delas tanto quanto dele o afastem.
Pelo que é necessário tornar-nos indiferentes a respeito de todas as coisas criadas em tudo aquilo que depende da escolha do nosso livre-arbítrio, e não lhe é proibido. De tal maneira que, de nossa parte, não queiramos mais saúde que doença, riqueza que pobreza, honra que desonra, vida longa que breve, e assim por diante em tudo o mais, desejando e escolhendo apenas o que mais nos conduz ao fim para que somos criados. 


...

Tudo fica mais fácil, mais levequando temos em mente o princípio e o fundamento de tudo. Inclusive este mundo, que funciona de maneira a nos afastar de Deus e a fazer-nos perder nossas almas.
O desespero... é do demônio!


Spera in Deo, quoniam adhuc confitebor
illi: salutare vultus mei, et Deus meus!
(Espera em Deus, porque eu ainda O hei de
louvar, a Ele que é a minha salvação e o
meu Deus!)

sábado, 17 de março de 2012

Simplicidade

Versinhos doces para açucarar semanas cansativas...
Espera, coração!



Simplicidade
Patofu

Vai diminuindo a cidade
Vai aumentando a simpatia
Quanto menor a casinha
Mais sincero o bom dia

Mais mole a cama em que durmo
Mais duro o chão que eu piso
Tem água limpa na pia
Tem dente a mais no sorriso

Busquei felicidade
Encontrei foi Maria
Ela, pinga e farinha
E eu sentindo alegria

Café tá quente no fogo
Barriga não tá vazia
Quanto mais simplicidade
Melhor o nascer do dia

sábado, 10 de março de 2012

Inspirações: Isabel Lucas

Que o mundo das celebridades não costuma ser bom exemplo para ninguém isso já é bem sabido. No entanto, de vez em quando vemos imagens bonitas que se adequam à modéstia e servem de inspiração para nós. Escolhi algumas imagens da atriz australiana Isabel Lucas, uma moça muito bonita e que escolhe com frequência saias e vestidos longos, com temas frescos, ideais para inspirar suas roupas nas estações mais quentes. No entanto, é preciso evitar a tendência meio hippie dela, que carrega em si todos os valores desse movimento, os quais não condizem com os valores católicos.

O primeiro é um vestido de estampa divertida e de modelo simples, porém muito feminino. Pode ser feito de viscose, o que deixará a peça fluida e bem fresca. Perfeito para usar no verão!


O segundo modelo chama a atenção pelo amarelo vibrante do bolero, em oposição à brancura do vestido. Uma bela escolha para um passeio à tarde. Para ficar perfeito, ou o bolero deveria estar mais fechado ou o vestido não deveria ser tão decotado.


O vestido seguinte tem uma estampa floral muito bonita e, ao mesmo tempo, por ter um fundo escuro, tem certa sobriedade. Por isso, este modelo é ótimo para ser usado à noite. Ao invés das botas de inverno, utilize uma sandália com pouco salto ou uma sapatilha lisa de cor contrastante, como vermelho, abóbora, azul klein ou mostarda. Também não deixe o decote em "V" ser tão profundo como o da foto.


O vestido a seguir é tão lindo! Ele lembra um pouco o segundo que foi mostrado acima, porém tem o decote mais alto, o que não o deixa imodesto, mesmo sendo protegido por uma renda transparente. Se fosse fazê-lo, faria sem camadas, e sim com uma saia única. O busto é decorado com botões de pérola e tiras de tecido franzido, dando um ar de antigo. Ele até serve de inspiração para vestido de noiva! A sombrinha  oriental é um charme à parte e está bem feminina. Agora o sapatinho estilo "Moleca que a vovó usa no inverno" é muito feio! Escolha uma sapatilha ou rasteirinha entre tons de marrom-claro, bege ou nude. Este chapéu eu também dispensaria, pois deixou o visual muito pesado. 


 Uma graça esse vestido! Mais uma vez a estampa, apesar de floral, ficou bem sóbria acompanhada de uma cor escura, fazendo do vestido uma peça excelente para um jantar, por exemplo. O modelo também é perfeito para ir à missa. Apenas não copie o comprimento escolhido pela atriz, mas faça-o com cerca de um palmo abaixo dos joelhos para guardar sua intimidade quando se sentar.


Então, por favor, não ande por aí descalça ou com uma pena entre os cabelos como Isabel faz nas fotos abaixo... Mas se inspire à vontade na blusa rendada que ela usa por cima do vestido! Você pode fazer com uma renda de algodão, sintética ou de crochê, com uma linha de verão. Com um desenho mais fechado, você poderá usá-la para cobrir vestidos imodestos na parte de cima, sem morrer de calor. 


A seguir, mais um vestido branco de cambraia usado pela atriz. O modelo tem a parte do busto feita com uma renda de cor envelhecida, que me agrada muito. Na cintura, mais camadas de renda formam um cinto. Ela parece ter jogado um lenço grande sobre as costas, mas não consegui entender direito o que é isso... Mais uma vez, escolha um decote menos profundo e mais modesto. 


A última foto é um bom exemplo de como se pode usar um sapato oxford de forma feminina. O vestido, assim como o primeiro, pode ser feito de viscose e ser usado no dia a dia das estações quentes. Note que ele tem dois bolsos frontais externos (amo vestidos e saias com bolsos!) e a cintura marcada por elástico ou um cinto do tecido do vestido. Deixe também o comprimento abaixo dos joelhos.


Salve Maria Santíssima!