sábado, 29 de setembro de 2012

Sem medo da saia

Conheço mulheres que afirmam temer usar saia porque ficam se parecendo com protestantes ou muito "velhas". Isso não deve intimidar às mulheres que buscam vestir-se com modéstia, pois não é verdade. O mundo não está acostumado a ver mulheres verdadeiramente bem vestidas e também não oferece oportunidades para que elas se vistam assim. É só notar as poucas opções de roupas modestas que vemos nas lojas, as quais muitas vezes são mal feitas, com cortes desequilibrados ou com tecidos e estampas de péssimo gosto. 

Entretanto, vestir-se com modéstia é mais fácil do que imaginamos. Basta lembrarmos que somos filhas de Maria, tendo 10, 30 ou 70 anos. Usar roupas modestas que combinem com nossa idade e personalidade é completamente possível. Basta um pouco de paciência e vontade. Seja encomendando uma peça na costureira ou comprando em lojas, tenha sempre o coração voltado para o cumprimento da vontade de Nosso Senhor. Pense em Nossa Senhora, em como ela soube cumprir perfeitamente a vontade divina em todos os aspectos de sua vida, como filha, esposa e mãe: no vestir, nas ações, nos trabalhos domésticos, nas palavras... Pense em sua vocação, no que você deve fazer para cumprir a vontade de Deus. 
Tendo isso em mente, certamente você fará boas escolhas!

Conheça meu outro blog, no Tumblr, A Modéstia que Vi. Você verá exemplos de pessoas reais, homens e mulheres, usando roupas modestas no dia a dia, sem crises. Veja também como contribuir com postagens para o blog.

A seguir, algumas ideias simples para mulheres mais maduras usarem saias/vestidos sem medo:









Salve Maria!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Desperta!



"Minha alma, por que tu te abandonas ao profundo sono? 
Por que no pesado sono, tão fundo ressonas?
Não te move à aflição dessa Mãe toda em pranto,
Que a morte tão cruel do filho chora tanto?"



1ª estrofe do Poema à Virgem, do Beato Padre José de Anchieta (1563).



Pietá, de Ignaz Günther (1725-1775)

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Para fazer agora: Bolo Beijinho


Esta receita é uma das mais rápidas que já fiz. De verdade, o que mais demorou foi untar a fôrma!
Fica uma delícia, com gosto do beijinho de festa. Nem se parece tanto com um bolo, mas com uma queijadinha, já que na receita não vai farinha. Uma delícia de sobremesa!

Ingredientes:
  • 5 ovos
  • 2 latas de leite condensado
  • 1 saquinho (100g) de coco ralado
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Em uma tigela, bata bem os ovos. Em seguida, despeje o leite condensado, o coco e misture bem (não é preciso batedeira ou liquidificador). Por último, acrescente o fermento e integre-o à massa lentamente.
Em uma forma untada, despeje a mistura e leve ao forno, pré aquecido, em temperatura média por cerca de 40 minutos ou até dourar. 
Se preferir, sirva com um cravinho em cima de cada pedaço para enfeitar!

Salve Maria!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Combina com...



Faz quase três anos que eu deixei completamente de usar calças. Foi uma vitória e tanto! Lembro-me da minha primeira saia: de uma malha quente, preta. Horríveeeel... Eu comprei uma preta para poder combinar com tudo e porque era bem baratinha. Mas o tecido era de péssima qualidade, marcava demais o corpo e eu não tinha essa noção na época... Hoje eu ainda a tenho, mas uso apenas em casa, pra dormir.

De lá pra cá, já comprei várias saias e alguns vestidos. Sim, é algo que me deixa muito feliz, pois só Deus sabe como foi difícil conseguir usá-las. A maioria eu comprei em lojas. Umas três eu mesma fiz, e um vestido também. O problema é que eu ficava meio desesperada: quando via uma saia abaixo do joelho não me importava se combinava com minhas roupas ou não: comprava logo porque era difícil de encontrar saia modesta. Resultado: tenho muitas roupas que não combinam e tenho grande dificuldade de usá-las. Percebi que tenho muitas blusas e saias estampadas e poucas roupas neutras para usar com elas... Depois de três anos, eu percebi que não é tãão difícil assim encontrar roupas boas nas lojas. A questão principal é ter tempo e paciência de procurar o que combina com o que você já tem.

A verdade é que eu tenho estado muito cansada de usar saias... Não, não quero dizer que vou voltar a usar calças. Mas a verdade é que os vestidos têm me fascinado. Parece tão prático vestir uma peça só, sem ter de ficar combinando e pensando se vou parecer uma velha protestante ou uma jovem arrumadinha...

O pior é que eu tenho dó de dar essas roupas embora e comprar novas. Primeiro porque eu não tenho dinheiro para renovar o guarda-roupa cada vez que eu quiser. Segundo porque eu tive um trabalho imenso para conseguir cada uma das peças que está nele. O jeito que eu achei foi:

- separar o que realmente não uso e doar;

-descobrir minha paleta de cores para futuramente seguir mais ou menos um padrão(embora eu ainda tenha minhas dúvidas quanto ao assunto...);

- fazer um lookbook (Fotografei cada uma das minhas peças e sapatos com o celular. Depois, usei um aplicativo para armazenar as fotos e montar combinações. Isso está sendo bom porque tenho uma visão geral do que tenho e posso pensar no que vou vestir mais facilmente, além de me orientar quando for comprar peças novas.);

- escrever uma listinha do que realmente preciso e do que tenho vontade para planejar meus gastos.

- dar preferência aos vestidos ou procurar montar combinações de saia e blusa quando for comprar roupa.

Espero que este post possa ajudar outras moças a evitar chegar nessa situação... Ou pelo menos ajudá-las a sair dela! Rsrs...

Salve Maria!