segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Enfim, noivos!


Como sempre, o meu final de ano foi bastante agitado, o que atrapalhou bastante a frequência das minhas postagens. Mas, no fim de novembro, uma novidade a mais surgiu para me deixar ainda mais atarefada. Com a graça de Deus, no dia 24 de novembro, festa de S. João da Cruz, eu e meu noivo prometemos diante do altar a contrair matrimônio dentro do tempo combinado e assim que as condições permitirem. Quanta alegria essa nova fase nos traz! E quantas obrigações também!

Nosso noivado

É claro que nós já nos preparávamos para isso. Sim, desde o começo nós falávamos abertamente em casamento, pois sabíamos que o fim de um namoro católico era este. É engraçado porque, quando fui pedida em casamento, não foi surpresa nenhuma para mim. Não fiquei "Oh meu Deus, VOCÊ quer se casar comigo???!!!", como aquelas reações que vemos em filmes na Internet. Eu já sabia que nós queríamos nos casar e fazer a promessa do noivado publicamente. Isso era tão óbvio! A surpresa que tive foi em relação ao momento. Não sabia o dia nem a circunstância em que isso ocorreria e, isso sim, foi uma deliciosa surpresa! Mas o curioso é que os casais modernos não tocam no assunto casamento de forma alguma, para evitar a tão famosa “pressão”. É o medo do relacionamento sério, do comprometimento.

Lembro-me de uma vez, no início do namoro, em uma conversa pelo MSN, que eu e o Fer conversávamos num tom bem feliz sobre os nomes de crianças que nós gostávamos. E ficamos tão felizes de saber que muitos eram coincidentes! Contei isso toda alegre para uma amiga minha e ela ficou boquiaberta: "Mas vocês já estão falando em casamento e filhos???!!!". Foi aí que percebi o quão sem sentido são os relacionamentos dos jovens hoje em dia. O namoro tornou-se um período de diversão com uma companhia agradável, e não uma preparação para algo bem mais sério. É claro que, quando o tempo começa deixar à mostra os defeitos que cada um possui, esses relacionamentos perdem a única coisa que os sustentam e terminam.  

Outra amiga minha me disse que esperava “juntar as escovas de dente” com o namorado por um tempo antes de se casar, para ver se dava tudo certo mesmo entre eles. Quão desconcertada fiquei na hora e, infelizmente, acredito que não consegui dar uma boa resposta para aquela jovem naquele momento. Ela tinha medo de que algo pudesse dar errado, afinal, os relacionamentos modernos devem ser... perfeitos! Na primeira dificuldade ou briga, um desiste e cai fora. O relacionamento moderno precisa ser agradável, dar prazer, ir de acordo com a MINHA vontade. Porém, a verdade é que ninguém é perfeito: todos nós temos nossos defeitos e temperamentos. E não é só isso, mas também quantas dificuldades externas surgem para atrapalhar-nos! Meu namoro, e hoje noivado, com certeza me trouxe muitos momentos felizes e maravilhosos, porém muitas vezes tive de aprender a realizar sacrifícios dos mais diversos tipos. E eu jamais teria conseguido isso se não fosse pela graça de Deus.

Ahhh...eu que fiz nosso bolo! =)

Nenhuma dessas minhas amigas considerou o casamento como um Sacramento. Nenhuma delas pensou nas graças que recebemos nesse novo estado de vida. É tão triste dizer isso, mas provavelmente nenhuma delas deve ter relacionado Deus com o assunto Casamento. Por isso não suportam a ideia de sacrifício, de compromisso eterno ou a finalidade de se ter filhos.

Mais triste e mais pesado para mim ainda foi perceber que até mesmo pessoas da minha família pensam assim...

Mas, o que fazer diante disso tudo? Bem, eu enfim fiquei noiva e espero servir de exemplo para essas pessoas refletirem. Espero me preparar intensamente para meu casamento, através da oração, do estudo e de muito trabalho. Tenho muito ainda para melhorar e isso é bem difícil. As responsabilidades já começaram a surgir e só tendem a aumentar. E o demônio não perde a oportunidade para nos afastar desse fim tão nobre, lançando em nossos caminhos tentações, como o desânimo e o desespero. Mais do que nunca eu e meu noivo estamos percebendo a necessidade da oração em nosso relacionamento. Tenho confiança em Deus que, com a oração e os Sacramentos, nós poderemos cumprir a promessa que fizemos. Peço a todos que puderem para também rezarem por nós.

Sara e Tobias, por Felix Schadow.

Salve Maria!