quinta-feira, 7 de junho de 2012

A Custódia de Belém

Como hoje é a Festa do Corpo de Deus, selecionei alguns textos sobre a Custódia de Belém, uma peça de magnífica beleza feita para abrigar com toda a honra e respeito Nosso Senhor Sacramentado.
Salve Maria!


 
    
     A Custódia de Belém é um ostensório português de ouro e esmalte datado de 1506 cuja autoria é atribuída a Gil Vicente. Considerada a obra-prima da ourivesaria portuguesa, foi encomendada pelo rei D. Manuel I de Portugal para a Capela Real. D. Manuel deixaria este tesouro em testamento ao Mosteiro dos Jerónimos em Belém, que fundou e escolheu para seu sepultamento, juntamente com uma cruz do mesmo ourives, perdida, e a hoje chamada Bíblia dos Jerónimos. A denominação comum da custódia deriva deste facto. De estilo gótico tardio, na sua manufatura foram utilizadas 500 moedas de ouro trazidas por Vasco da Gama no regresso da sua segunda viagem à Índia em 1503, enviadas como tributo pelo régulo de Quíloa (atual Kilwa Kisiwani, na Tanzânia), que assim reconhecia vassalagem ao rei de Portugal. Desde 1925 a Custódia de Belém está exposta no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
     Os esmaltes abundantes são um dos elementos que conferem uma beleza especial à Custódia de Belém. A sua aplicação em ronde-bosse nas imagens é de um virtuosismo raríssimo, só observável nos melhores exemplos desta arte. A peça é rematada pela Cruz. Abaixo está Deus Pai, sentado num trono, coroado e vestindo pluvial. Numa mão segura o globo e com a outra faz o gesto da benção. Era rodeado por seis pequenas imagens de que só restam três profetas. Sobre o viril pende uma pomba, símbolo do Divino Espírito Santo. No centro, rodeando o viril de cristal onde era exibida a hóstia consagrada presa numa lúnula, estão as figuras adorantes dos Doze Apóstolos, todas diferenciadas. Uma Anunciação está representada entre os dois pilares da custódia, povoados de anjos músicos. A empresa de D. Manuel I, a esfera armilar, repete-se seis vezes em torno da haste. Na base encontram-se seis cartelas com animais e flores. Na ilharga lê-se a seguinte inscrição:
O. MVITO. ALTO. PRI(N)CIPE. E. PODEROSO. SE(N)HOR. REI. DÕ. MANVEL.I. A. MANDOV.FAZER. DO OVRO. I.DAS.PARIAS. DE. QVILOA. AQVABOV. E.CCCCCVI
(O muito alto príncipe e poderoso senhor rei D. Manuel I a mandou fazer do ouro das párias de Quíloa. Acabou em 1506.)
     A Custódia de Belém foi tomada como saque pelas tropas francesas durante a Guerra Peninsular, sendo levada para França, sendo devolvida após o termo da guerra. Consta que foi enviada para a Casa da Moeda, aparentemente para fusão, destino do qual foi resgatada pela intervenção de D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, rei consorte de Portugal pelo seu casamento com a rainha D. Maria II de Portugal.





     Tal como Jesus no útero da Virgem, também o corpo de Cristo na hóstia foi preparado por mistério divino e, assim como esteve guardado no útero de sua mãe, assim o seu Corpo - na hóstia, estará guardada no viril, onde se encontra protegida pela imagem da Virgem da Anunciação, do Anjo Gabriel e coberta pela pomba do Espírito Santo na Custódia de Belém, o Sacrário da Virgem.
     Assim como Cristo se rodeou pelos seus Apóstolos, também está a hóstia na Custódia, cercada pelas imagens dos Apóstolos, pela Virgem, pelo Arcanjo Gabriel, pelos profetas e por toda a hierarquia angélica. Assim como Cristo crucificado é dado a Deus Pai em sacrifício, também a hóstia após a consagração é depositada na Custódia e entregue a Deus Pai Todo Poderoso, que é representado com o mundo em suas mãos, reinando sobre tudo e todos, ocupando o lugar mais alto na Custódia. E nesta a Virgem tem um lugar de destaque: o Sacrário Virginal.
Retirado de (com alterações): http://www.gilvicente.eu/obras/custodia.html.

"Ecce Agnus Dei, ecce qui tollit peccata mundi!"
(Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo!)


Agnus Dei (F. de Zurbarán)




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