quinta-feira, 24 de março de 2011

Um fim novo para uma meia velha

O friozinho está chegando aos poucos, então fui dar uma checada no estado das minhas meias para ver se as mesmas estão em condições de uso. Deparei-me então com algumas meias furadas e cheguei à conclusão de que preciso comprar novos pares. Mas fiquei incomodada, porque às vezes os furos nem são tão grandes, ou então, ocorrem em apenas um dos pés. Achei um desperdício jogar no lixo essas meias que não estavam tão inutilizáveis assim. Por isso, resolvi pesquisar algumas ideias para se fazer com meias velhas. Vejam o que eu encontrei:

Luminárias de garrafas PET revestidas com meias

Arranjos de rosas de meia

Presilhas com flores de meia para o cabelo

 
Colares com flor de meia (Link de origem)

Vasos de planta, feitos de vidro, revestidos por meia

Quer aprender a fazer? O link http://www.artesanatonarede.com.br/passos/exibir.php?esp=meiadeseda&id=2449 mostra passo a passo como fazer o arranjo de rosas de meia. Depois, é só adaptar a montagem para outros usos, com o modelo de flor de sua preferência.

Salve Maria! 

sexta-feira, 18 de março de 2011

A cabeça da família

Neste sábado, dia 19, a Igreja comemora a Festa de São José e somos chamados a meditar as virtudes de tão glorioso santo. O título de chefe da Sagrada Família é muitas vezes lembrado, mas nem sempre notamos o significado valioso que o mesmo detém.


Nossa Senhora recebeu a visita do Anjo Gabriel, o qual manifestou-lhe a vontade divina, antes do seu casamento. A partir das bodas de São José e Nossa Senhora, a Imaculada, a maior de todas as criaturas, se submeteu humildemente a um filho de Adão que havia recebido a mancha do Pecado Original. Tudo isso porque essa era a lei de Deus e, por ser Maria perfeitíssima, ela a cumpria com máxima obediência. São José e Nossa Senhora formavam agora um único núcleo familiar e o esposo era a cabeça da família.


É nesse belo exemplo da Virgem Santíssima que a esposa católica deve se espelhar. Apesar de ser mais perfeita do que São José, era a ele a quem ela devia obediência na Terra. E também era a São José a quem Deus manifestava Sua vontade. Assim deu-se a fuga para o Egito: foi a São José a quem o Anjo apareceu em sonho e o alertou do perigo. Não foi à esposa, mesmo sendo ela a única do gênero humano sem a mancha do pecado original, mas ao chefe da família.

Claro, não podemos nos esquecer das virtudes heroicas de São José. Apesar de ter recebido a mancha do pecado original, Deus lhe concedeu muitas graças e o tornou digno de guardar a Imaculada e embalar o Menino Jesus. As virtudes de São José são magnificamente exaltadas em sua Ladainha, uma de minhas orações preferidas e que reproduzo ao final deste post. Quanta pureza, retidão e amor a Deus podemos ver ao evocar esses títulos!


Essa submissão que a mulher deve ao seu marido é muitas vezes vista de forma negativa, através de um ponto de vista totalmente equivocado, como se a mulher devesse se transformar em uma escrava ou um robô de seu esposo. Na verdade, a mulher deve ser a obediente companheira de seu marido para que, através da caridade e do exercício mútuo das virtudes, se empenhem conjuntamente para formar uma família merecedora dos Céus. (Vejam o lindo post de:http://lucianalachance.wordpress.com/2011/03/15/a-noiva-diante-do-altar/)

Com as correntes de pensamento atuais, completamente avessas à ordem e à hierarquia, esse papel dos esposos na família está cada vez mais negligenciado. A ideia de uma igualdade entre homens  mulheres, que é impossível de existir, é perversamente tomada como dogma e o orgulho próprio inflama a alma dos casais para que um se sobreponha sobre o outro no relacionamento. Dessa maneira, o amor entre o homem e a mulher transforma-se em uma competição de egos.

É fácil hoje cair nas tentações de aderir a essa atitude diante do amor. Mas é preciso lembrar também que, ao receber o sacramento do Matrimônio, o homem recebe as graças necessárias para dirigir missão tão elevada como é a de dar frutos à Igreja.


Aproveitemos então a festa de São José para refletirmos sobre a missão de cada integrante da família e pedirmos sua intercessão, para que cumpramos de forma correta nossos deveres de estado. Relembremos também seus títulos de Padroeiro dos Moribundos, pedindo especialmente por tantas almas que estão morrendo pagãs nos desastres que ocorreram nesses dias no Japão, e de Protetor da Santa Igreja, pedindo Sabedoria e Fortaleza para enfrentarmos os Inimigos da Única Igreja de Cristo.

Ite ad Joseph! 


Ladainha de São José


Senhor, tende piedade de nós.
Jesus cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.
São José,
Ilustre filho de David,
Luz dos Patriarcas,
Esposo da Mãe de Deus,
Casto guarda da Virgem,
Sustentador do Filho de Deus,
Zeloso defensor de Jesus
Chefe da Sagrada Família,
José justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,
José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo,
Espelho de paciência,
Amante da pobreza,
Modelo dos trabalhadores,
Honra da vida de família,
Guarda das virgens,
Amparo das famílias,
Consolação dos infelizes,
Esperança dos doentes,
Patrono dos moribundos,
Terror dos demônios,

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

V/ Ele o constituiu Senhor da sua casa.
R/ E o fez príncipe de todos os seus bens.

Oremos: Ó Deus, que por inefável Providência Vos dignastes escolher a São José por esposo de Vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, nós Vos pedimos, que mereçamos ter por intercessor no céu, o que veneramos na terra como protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

sexta-feira, 11 de março de 2011

9ª Formação MJCB - Guaratinguetá - São Paulo

Neste último feriado de carnaval, entre os dias 4 e 8 de março, o Movimento da Juventude Católica do Brasil realizou mais uma de suas Formações. Com o tema Tradição X modernismo, o evento reuniu jovens de diversos estados do Brasil e teve como objetivo instrui-los quanto a heresia modernista, que predomina na Igreja hoje. 

Os participantes da 9ª Formação do MJCB
Banner do evento
  
Os padres da Fraternidade Sacerdotal São Pio X e o monge beneditino Dom Lourenço Fleichman deram excelentes palestras, esclarecendo os meios usados pelos modernistas, as mudanças que eles proporcionaram na Igreja e as ideologias que estão por trás das suas ações. A formação deixou claro que a religião professada após o Concílio Vaticano II não é católica, mas sim uma nova religião, com uma doutrina criada, e não aquela que foi revelada por Deus e transmitida pelos Apóstolos. 

Palestra do Rev. Pe. Alejandro Rivero

Claro, além da formação, os jovens também aproveitaram diversos momentos de confraternização saudável em meio a uma paisagem belíssima. 

Indo para a casa de palestras

Passeio pela redondeza


Churrasco argentino!

Sítio da região


Simpático morador da chácara, apelidado de 'Chip´s'

E, o mais importante, todos os dias foram contemplados com as Santas Missas e com o Terço ou com as Completas.

Santa Missa (Domingo - 06/03/2011)

Enfim, apesar de alguns contratempos, como a van atolada na lama da estrada na volta para São Paulo,  entre outros probleminhas técnicos, a 9ª Formação do MJCB foi um excelente meio de apostolado. Aprendi bastante nesses dias e muitas dúvidas que ainda estavam na minha cabeça foram sanadas. Espero poder participar da próxima e também que mais jovens possam aproveitar os frutos de um evento verdadeiramente católico como esse!

A van de São Paulo atolada na lama 

Paisagem em frente à chácara

quinta-feira, 3 de março de 2011

Para assistir com pipoca: O Pequeno Nicolau

Nesses dias de chuva, quem quer fugir da bagunça do carnaval não tem muita opção a não ser ficar dentro de casa. Pra não cair no tédio, algumas alternativas são interessantes, como inventar alguma coisa na cozinha, ver fotos de família, ler um bom livro, rezar... Mas também, um filme divertido, acompanhado por uma pipoca quentinha, é uma boa escolha para passar o tempo enquanto despenca o maior toró lá fora...

O pequeno Nicolau (França- 2009)
  
Inspirado na série de livros Les Petit Nicolas criada por Goscinny, criador dos quadrinhos Astérix et Obélix, e ilustrada por Sempé, o filme conta a história de Nicolau, um menino em idade escolar que descobre a gravidez de sua mãe e teme ser abandonado pelos pais na floresta. A ingenuidade e a imaginação do pequeno e de seus amigos são fontes de grandes risadas durante o filme.


Já que a história se passa na década de 50, o cenário e o vestuário (modelos de vestidos excelentes para se inspirar!) são uma graça e a vida familiar é mostrada de forma muito bonita, com suas alegrias e dificuldades diárias. A mãe de Nicolau merece uma atenção à parte, por seu amor à família e suas trapalhadas, assim como a paciente e dedicada professora da classe de Nicolau. Uma história fofa e divertida que com certeza agrada a todos!



O filme não está mais em cartaz e já pode ser alugado nas locadoras. Veja o trailer do filme em:

http://www.youtube.com/watch?v=48cnWr81oV4