sexta-feira, 25 de maio de 2012

Para fazer agora: Panada

Com este friozinho que começou a fazer, uma receita que adoro e é super rápida é a Panada. Panada é um prato típico do nordeste da Itália, região da qual parte da minha família descende. Minha avó e minha mãe sempre fizeram essa comida na minha infância, por isso, pra mim, ela tem um quê de "comfort food", é uma comida alentadora.

O prato é simples, uma espécie de sopa bem encorpada feita com "pão velho", ovos, alho e queijo ralado. Pelos ingredientes, já se percebe que a origem da Panada é humilde, porém ela é muito nutritiva, além de deliciosa. Eu comi muito disso quando usava aparelho e tinha dores terríveis nos dentes e nos ossos da mandíbula. Já que não conseguia mastigar nada, a Panada era uma opção excelente para me manter em pé, pois ela é bem "molinha".

A aparência dela lembra mais a de uma papa de criança do que a de uma sopa, já que ela não deve ficar aguada: deve-se secar toda a água. Na verdade, ela não é muito bonita, confesso, mas é gostosa! Passo para vocês a receita que faço. Meio no "olhômetro", porque como é uma receita que utiliza sobras, as quantias nunca são exatas. Mas com a prática a gente se acostuma com as quantias e proporções.

Aproveite também para saboreá-la nas sextas-feiras, dias de abstinência de carne. Na Panada os ovos são a proteína, ao invés da carne.

Panada

Ingredientes:
  • óleo
  • 2 dentes de alho (Eu amo este ingrediente, por isso coloco dois dentes.Mas fica à sua escolha!)
  • 1/2 canecão com água fervente
  • sal à gosto
  • 4 pães amanhecidos cortados em fatias grossas (O famoso "pão velho". Mas cuidado, veja se ele não está embolorado!)
  • 3 ovos
  • queijo ralado à gosto

Preparo:

Em uma panela, frite o alho espremido em um pouco de óleo, até dourar. Depois, acrescente um pouco da água fervente e o sal, mas cuidado para não exagerar, porque na receita também vai queijo ralado, que é bem salgado. Coloque os pedaços de pão velho na água e vá mexendo, até os pães irem amolecendo. Se faltar água, coloque um pouco mais. Se sobrar água, coloque mais pão. Sim, é tudo no "olhômetro" mesmo!


 Antes dos pães amolecerem por completo, acrescente os ovos inteiros.


Continue mexendo a mistura. Após o cozimento dos ovos (os pedacinhos de clara estarão branquinhos), desligue o fogo e salpique por cima queijo ralado. Eu adoro queijo, então sou bem generosa nessa parte... Misture e tampe a panela, deixando o calor que restou derreter o queijo. Sirva em seguida.

A Panada pronta!

Espero que gostem!
Salve Maria!


3 comentários:

  1. Parece que fica bom. Achei a aparência bonita.

    ResponderExcluir
  2. a sua panada está maravilhosa. minha mãe fazia na versão molho vermelho sem os ovos, também deliciosa. adorei seu post! :)

    ResponderExcluir
  3. Com molho vermelho?? Humm, interessante, não conhecia. Muito obrigada e volte sempre!

    ResponderExcluir