quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"Dai-me uma alavanca, um ponto de apoio, que levantarei o mundo de seus eixos"

Santa Teresinha aos 8 anos.
Uma das maiores provações que passamos nos dias de hoje, com tantos afazeres que temos em tão pouco tempo, é encontrar um momento propício para a oração. Às vezes tento fazer minhas orações no metrô, pela manhã, mas é tão fácil distrair-me! Pessoas conversando, música alta nos celulares, o entra e sai de pessoas. Tudo em uma velocidade perturbadora, que dificulta muito nossa concentração em nossas preces.

É difícil mesmo conseguir encontrar pequenos momentos de paz durante nosso dia. Por isso, os padres aconselham muito que em situações como essas, em que não temos tempo ou ambiente para uma oração mais longa, façamos as pequenas jaculatórias. Apesar de serem breves, quantas graças podemos receber ao rezá-las! Se tivermos bons livros de piedade (geralmente os antigos, antes dos anos 60) podemos ver ao lado dessas orações os dias de indulgências que estas propiciam.

No último de seus manuscritos autobiográficos, que foram reunidos no livro História de uma Alma, santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face fala-nos sobre a importância da oração para as conquistas de grandes santos. Para soerguermos o mundo, isto é, chegarmos à santidade, basta segundo ela usar como ponto de apoio Nosso Senhor e, como alavanca, a oração:

Como santa Madalena, conserva-se indubitavelmente aos pés de Jesus, a escutar-lhe a palavra doce e ardente. Parecendo não dar nada, dá muito mais do que Marta, a qual se atormentava com muitas coisas, e queria que a irmã a imitasse. Não são as ocupações de Marta que Jesus censura. A tais ocupações, sua divina Mãe humilde se sujeitou toda a sua vida, pois tinha que preparar as refeições para a Sagrada Família. Queria apenas corrigir a inquietação de sua ardorosa hospedeira.

Santa Teresinha enferma. Restava pouco para seu retorno à Pátria Celeste.
Isto foi compreendido por todos os Santos, de modo mais particular, talvez, pelos que encheram o universo com a luminosidade da doutrina evangélica. Não foi na oração que os santos Paulo, Agostinho, João da Cruz, Tomás de Aquino, Francisco, Domingos, e tantos outros ilustres amigos de Deus hauriram a ciência divina, que arrebata os maiores gênios? Disse um sábio: "Dai-me uma alavanca, um ponto de apoio, que levantarei o mundo de seus eixos". O que Arquimedes não pôde alcançar, porque sua solicitação não se dirigia a Deus e se colocava num ponto de vista material, obtiveram-no os Santos em toda sua plenitude. Como ponto de apoio, deu-lhes o Todo-poderoso a SI MESMO, E SÓ A SI MESMO; como alavanca: a oração, que incandesce com o fogo do amor, e foi desta maneira que soergueram o mundo. Assim é que os Santos ainda militantes o soerguem, e os Santos vindouros o soerguerão, e até o fim do mundo.

Nunca leu História de uma alma? Baixe-o AQUI.


A serena expressão de Santa Teresinha morta.

2 comentários:

  1. Oi Cintia! SM!

    Sobre as indulgências, no Alexandria Católica tem um manual muito bom com várias delas! E tem tbm um livreto chamado Manual de Orações (de Bom Jesus de Itabapoana).

    Pode ser que te ajude. :)

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria, Evelyn!

    Sim, lá há diversos livros muito bons. Obrigada pela dica!

    Beijos

    ResponderExcluir