sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Roupas e calçados femininos para dias de chuva



Quem já não voltou para casa encharcada depois de uma chuva forte? Com o cabelo todo amarrotado, pés molhados, roupas encharcadas e com transparências indesejáveis? Ainda mais durante o verão, com as chuvas inesperadas, é necessário se preparar para evitar contratempos como esses. Em primeiro lugar, sempre dê uma olhadinha na previsão do tempo antes de sair de casa... 

Em dias de chuva, é bom evitar calçados abertos, como sandálias ou peep toes. Sapatos fechados e impermeáveis são a melhor escolha. O ideal mesmo são as galochas, que hoje são mais confortáveis e protegem os pés completamente nos dias de chuva muito intensa. Apesar de algumas estampas horríveis que encontramos por aí, há também outras muito bonitas, engraçadinhas ou mais discretas. Seja qual for sua opção, não escolha saltos muito altos, para evitar escorregões ou quedas pelas ruas.


Para manter seus pés sequinhos!

É bom evitar roupas muito claras em dias chuvosos, pois, quando molhadas, elas ficam extremamente transparentes! Também é bom evitar saias muito longas para não molhar a barra. (É sempre bom lembrar que é aconselhável usar saias e vestidos abaixo dos joelhos.)

Modelos para dias de chuva.

 Capas de chuva de tecido impermeável são, além de muito elegantes, muito úteis. Na falta dessas, pode-se usar também as de plástico. Apesar de não serem tão bonitas, são muito práticas.

Capas de chuva de tecido e de plástico.


E, claro, não esqueça do seu guarda-chuva! Diferentemente da sombrinha, que serve para proteger-nos do sol intenso, o guarda-chuva deve ser maior para oferecer mais proteção.

Guarda-chuva (à esq.) e sombrinha (à dir.).


Guarda-chuvas femininos.

Com esses cuidados, você pode evitar grandes aborrecimentos. 
Depois que a chuva passar, vem o sol para deixar tudo mais bonito. Utilize a criatividade e faça o mesmo!


Salve Maria!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Milagres Eucarísticos: Lanciano e algumas conclusões científicas

A real presença de Nosso Senhor Jesus Cristo na Hóstia Consagrada é uma verdade e o Bom Deus presenteou muitas vezes a humanidade com milagres que comprovam tal realidade. Ao longo do ano, serão publicados posts dedicados a vários desses Milagres Eucarísticos, ocorridos pelo mundo em diversas épocas. Para iniciar, começarei com o mais conhecido deles, o Milagre de Lanciano, Itália. 

Todo o texto a seguir foi traduzido do original em espanhol dos calendários 2012 da FSSPX, do distrito da América do Sul.


Custódia em que estão expostas as relíquias do Milagre 
 Na igreja de São Francisco, uma gravação em mármore do século XVII descreve este Milagre Eucarístico ocorrido em Lanciano no ano de 750: "um monge sacerdote duvidava da Presença Real do Corpo do Senhor na Hóstia consagrada. Enquanto celebrava a Missa e dizia as palavras da consagração, viu que a Hóstia se convertia em carne e o vinho em sangue. Tudo foi mostrado aos presentes."
Em 1970, o Doutor Eduardo Linoli apresentou os resultados de um estudo científico, muito detalhado, da relíquia do prodígio ocorrido doze séculos atrás. Eis aqui as conclusões: 
  1. A "carne milagrosa" é verdadeiramente carne constituída de tecido muscular estriado do miocardio. 
  2. A análise do "sangue milagroso" mostra que é verdadeiro sangue.
  3. O estudo imunológico manifesta que a carne e o sangue são certamente humanos e pertencem ao mesmo grupo sanguíneo, AB.
  4. As proteínas que estão contidas no sangue correspondem às do sangue normal e fresco.
  5. Não se revelaram rastros de infiltrações de sais ou substâncias conservantes utilizadas antigamente para as mumificações.
 Em 1973, o Conselho Superior da Organização Mundial da Saúde nomeou uma comissão científica com o fim de verificar as conclusões de Linoli. Se realizaram quinhentos exames em quinze meses. As investigações foram as mesmas que fizera o professor Linoli, agregando algumas novas:
  1.  Com maior precisão, se afirmou que os fragmentos do milagre de Lanciano não poderiam ser tecidos mumificados.
  2. Acerca da natureza do fragmento de carne, declarou-se que se trata de um tecido vivo porque responde a todas as reações clínicas próprias dos seres vivos. A carne e o sangue do milagre de Lanciano aparecem como recentemente extraídas de um corpo vivo. 
Na redação final das investigações feitas pela Comissão Médica da OMS e da ONU, publicadas em dezembro de 1976 em Nova York e Genebra, declarou-se que a ciência, consciente de seus limites, se detém ante a impossibilidade de dar uma explicação.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Para fazer agora: Bolo salgado de atum

Encontrei esta receita por acaso, em um blog por aí (http://milenavierno.wordpress.com/category/receitas/), e fiz algumas alterações. Ela é muito fácil e rápida de se fazer e fica uma delícia! Procurava uma receita diferente com atum para eu fazer na sexta-feira, dia em que a Santa Igreja nos pede a mortificação de abster-se de carne. Muitos católicos abandonaram esse salutar costume ou então simplesmente nunca ouviram falar dele, o que era meu caso até alguns anos atrás. Sim, durante todas as sextas-feiras do ano, exceto nas grandes festas, segundo a orientação do padre, os católicos não devem comer carne, de modo a honrar e adorar a santa morte de Nosso Senhor.

Esse é um sacrifício tão pequeno, mas como é difícil implantá-lo hoje em dia! Às vezes nossa família não colabora e não temos outras opções de alimentos... ou então, precisamos comer fora e não encontramos um cardápio com peixe. E, claro, até nos acostumarmos, também acontece de nos esquecermos. Portanto, é necessário todo nosso esforço e muita força de vontade. Vale marcar um peixinho em um calendário nas sextas-feiras, procurar restaurantes com opções de pratos com peixe e conversarmos com nossa família sobre nossa escolha e o porquê dela. E, até mesmo, preparar nossa própria refeição, como é o meu caso. Se você ainda não mantém este costume, que tal começar com esta receita super prática?

Para saber mais sobre jejum, abstinência e a diferença entre eles, visite: http://www.capela.org.br/jejum.htm.
Salve Maria!
Meu bolo salgado de atum pronto!
Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 1 lata de atum sólido
  • 1 cebola média picada
  • 1 tomate médio picado
  • 1/2 xícara de chá de azeitonas verdes sem caroço e picadas
  • 1/2 xícara de chá de requeijão ( ou creme de leite)
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3/4 xícara de chá de queijo minas cortado em cubinhos ou ralado (Pode ser também muzzarella, queijo prato ou semelhante. NUNCA use queijo fresco, pois ele não derrete e depois de assado parece borracha.)
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa rasa de orégano
  • 1 colher de sobremesa cheia de fermento em pó
  • queijo parmesão ralado suficiente para polvilhar sobre o bolo
Indo para o forno...

Preparo:
Em uma tigela média, bata os ovos e acrescente o sal, a pimenta e o orégano. Depois, junte o atum, a azeitona, a cebola, o tomate e o queijo minas (ou outro) e misture. Acrescente o requeijão (ou o creme de leite), a farinha, o óleo e o azeite e misture bem. Por último, incorpore lentamente o fermento à massa, de modo a ficar homogênea. Despeje a massa em uma forma com furo no meio, untada e polvilhada com farinha. Polvilhe o queijo ralado por cima. Leve ao forno médio por mais ou menos 30 minutos, até que o palito saia limpo. Desenforme e não esqueça de virar novamente o bolo para que a parte crocante do queijo ralado fique para cima.


DICAS: 
  • Essa massa é muito versátil e pode ser usada para outros sabores, como presunto e queijo, por exemplo. Mas não nas sextas-feiras, ein!
  • Dependendo do tipo de queijo usado, a massa precisará de menos sal. Lembre-se também que há no recheio azeitonas, que também são bem salgadas. Ou seja, quando for colocar o sal na massa, cuidado para não exagerar!
  • Esta receita serve bem 3-4 pessoas em uma refeição.
Bon appétit!  

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Feliz Dois Mil e...Doce!


Mais um ano se inicia, com a graça de Deus! Sempre gostei da época entre o Advento e o meio de janeiro: o final de um ano e o começo de outro. É quando concluímos nossos trabalhos e nos preparamos para iniciar outros. Estamos cheios de ideias, esperança, motivação... Quantos planos ainda a serem realizados! Gosto sempre de aproveitar esta época de férias para concluir o que deixei de lado ao longo do outro ano. Desde tarefas, como consertar uma peça de roupa, a passeios e viagens, como ir a determinado museu da cidade.

Esse ânimo todo para planejar é muito bom, mas não podemos ficar só nisso e deixar de efetivamente executar nossos planos. A tentação para a procrastinação é sempre grande. É muito fácil sermos dominados pela preguiça, criarmos inúmeras desculpas para nós mesmos e transformar todo nosso entusiasmo em fracasso. Eis, portanto, um bom propósito de Ano Novo: não abandonarmos nossos planos e resoluções.

Assim como muita gente, estou preparando minha listinha com minhas resoluções para este ano de 2012. Pena que a maioria das pessoas traçam apenas metas materiais, como emagrecer ou aprender uma língua estrangeira, e se esquecem do que precisam melhorar na vida espiritual. Esta época é muito propícia para fazermos um bom exame de consciência, pedirmos conselhos ao nosso diretor espiritual e participarmos de um retiro, buscando melhorar nossa vida de piedade. Para as moças, uma sugestão: 


Mudando um pouquinho de assunto, passei hoje em uma loja da Cacau Show e me refresquei com um delicioso sorvete de chocolate com pedaços de trufas de maracujá. Já havia ouvido elogios sobre o sorvete da Cacau Show, mas infelizmente não havia experimentado até hoje. É muuuuuito bom, recomendo! Gostei muito também da criatividade de uma plaquinha de publicidade que havia na loja, com os dizeres "Feliz Dois Mil e DOCE", da qual eu copiei o título deste post. Espero que realmente seja um ano mais doce do que foi o ano passado...


Desejo a todos um Santo Ano e que o Bom Deus, pelas mãos Imaculadas de Maria, possa nos cobrir de graças e virtudes em 2012!

Salve Maria Santíssima!