terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Inspiração em outros séculos

Encontrei uma imagem muito interessante que mostra as mudanças nas roupas femininas entre o século XVIII e o início do século XX. Para quem gosta de inspirar-se em outras épocas...


(Clique para vê-la aumentada)

Selecionei depois algumas ideias para hoje, inspiradas em outras épocas. Dependendo da ocasião, muitas características de peças antigas podem ser aproveitadas nas de hoje. Geralmente em festas pode-se ousar mais e se aproximar dos originais. No entanto, é bom sempre ter em mente que estamos, queira ou não, no século XXI e devemos fugir de se tornar uma caricatura anacrônica!


Inspiração Séc. XVIII
Dourado, rendas, babados, exagero de ornamentos são características do barroco que devem ser utilizadas preferivelmente em eventos noturnos, como festas, por deixar o visual bem carregado. Para evitar o excesso de informação, é melhor escolher acessórios, maquiagem e cabelo mais discretos.



Inspiração Séc. XIX
São várias as influências deste período. Cintura marcada, mangas tipo balão, fitas e decote quadrado são características do início desse século fáceis de serem assimiladas, com equilíbrio, em roupas para nosso dia a dia. Já aquelas que evocam o estilo vitoriano, como golas altas, camisas bem fechadas e babados tornam nossas roupas mais formais e são bem vindas no inverno.




Inspiração Séc. XX
A nossa proximidade com esse século torna-o mais fácil de ser revisitado por nossas roupas. Tecidos com estampas atuais podem dar uma cara atualizada a modelagens antigas. Os modelos dos anos 1920 são mais brincalhões, enquanto os dos anos próximos às Guerras são mais sóbrios.






Salve Maria!



Um comentário:

  1. Adorei essa postagem!

    Olhe, meu blog mudou de endereço, por favor atualize seus links ;)
    Agora é www.rosamulher.com

    A Paz!

    ResponderExcluir