segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Universidade e seu papel na (de)formação do indivíduo

Com muita esperança, fiz na semana passada minha matrícula na faculdade. Com as ideias mais bem orientadas e um pouquinho mais madura, sinto-me mais segura quanto minha nova opção de curso: Letras. Entretanto, é de incomodar, e muito, o ambiente que me aguarda na faculdade. Por estar agora completamente na área de humanas, terei contato iminente com ideologias completamente contrárias à Verdade e até mesmo à razão. Vivemos a época do politicamente correto, do liberalismo geral, do prazer egoísta ao extremo. As leis naturais são consideradas antigas ou preconceituosas. A moral mudou, assim como se fosse uma roupa da moda.

Quanta diferença podemos encontrar entre as primeiras universidades, surgidas na Idade Média, e as de hoje! Aquelas, à luz da filosofia, da ordem e de ideais elevados, promoviam o avanço das diversas ciências, como a aritmética, a astronomia e a retórica, e preservavam os tesouros artísticos e intelectuais que a civilização grego-romana acumulara. O desenvolvimento desses grandes centros de cultura superior era estimulado por reis e por Papas da época, sendo que vários deles foram fundados por decretos pontifícios. Fica claro, portanto, que nas universidades medievais havia não só uma preocupação com a formação intelectual do indivíduo, como também uma preocupação com sua formação moral.
Aula em universidade medieval, séc XIII
As universidades de nosso tempo são apenas mais um exemplo de que a Idade Média não fora a "Idade das Trevas", mas sim que obscuros são os tempos atuais. Nem de longe as universidades de hoje se interessam por promover a moralidade. E isso não é exclusivo das laicas ou das infiéis, mas está presente também nas católicas que foram invadidas pelo Modernismo e pela Teologia da Libertação. As festas universitárias, as cervejadas e os happy hours são praticamente considerados como "matérias" das faculdades. Vemos uma juventude que se lança aos excessos da bebida, das drogas e da sexualidade e que trata a moral e os bons costumes como "bitolação do passado."

Até mesmo dentro da própria sala de aula é possível identificar um ambiente deformador do indivíduo. Teorias revolucionárias e antinaturais, como o comunismo ou a funesta desconstrução da heteronormatividade, são transmitidas pelos professores aos alunos como soluções para a humanidade. Além disso, as salas de aula são locais em que reinam a desordem e a imodéstia. Os alunos vão para as aulas mal vestidos e não são repreendidos por isso. É comum vê-los como se estivessem em suas casas: de chinelos, bermudas e até mesmo de pijamas (sim, eu já vi!). Ou então, ver moças em seus micro shorts ou mini vestidos decotados. 
Universidade de Salamanca, fundada em 1218
 Em um local desses, toda a técnica e a ciência  adquiridas tornam-se vazias diante da imoralidade. O aluno, que deveria sair da universidade grande em intelecto e em espírito, forma-se academicamente e deforma seu caráter. Conviver com isso diariamente será um desafio, mas confio em Maria Santíssima e coloco em suas mãos meus empreendimentos nesse mundo.

Ad Majorem Dei Gloriam!

7 comentários:

  1. Não se preocupe, suas crenças não estarão ameaçadas dentro de uma Universidade (desde que você tenha boas bases argumentativas para mantê-las vivas, claro).

    ResponderExcluir
  2. Sim, com certeza. Por isso o estudo da doutrina é tão importante, além de uma vida de piedade firme. Se temos o Céu e a Imaculada ao nosso lado, por que temermos?

    ResponderExcluir
  3. Ahh olha só!
    Acompanho seu blog há um tempo, e gosto muito das postagens.
    Vi agora que vc prestou para Letras! O mesmo que eu faço (:
    Onde vc está fazendo o curso ?

    ResponderExcluir
  4. Salve Maria, Esther!

    Que bom que vc gosta das postagens ^^
    Eu estou fazendo na USP. Fazia Administração lá, mas resolvi mudar de rumo...rsrs

    E vc?

    ResponderExcluir
  5. Salve Maria, E.M. Cíntia!

    Bom, se vc faz na Usp, de manhã, nos encontraremos um dia no corredor - porque eu também faço lá (:

    E já dou uma dica: no andar térreo da biblioteca tem livros de santos - de Edith Stein a Santo Agostinho. Eu me divirto por ali!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. SM!

    Ahhh que legal! Eu to de manhã sim ^^
    Como o mundo é pequeno..rsrs

    Me add no msn pra gente conversar: cintla@msn.com
    Aindoe stopu meio perdida, então uma ajudinha seria muito bem vinda, rsrs.

    Bjs!

    ah, e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir