sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A casa à espera, o coração à espera



 Domingo próximo já é o último do Advento, período de preparação, penitência e espera pelo Natal de Nosso Senhor. Como o exterior reflete nosso interior, fica claro que não podemos deixar de preparar a nossa casa para as festas de fim de ano. Essa é uma das lembranças mais doces da minha infância: abrir a caixa dos enfeites, montar a árvore, o presépio, aquele cheiro de Natal que saia daquelas caixas... Meu pai fazia alguns reparos na casa, minha mãe fazia um bolo de Natal delicioso... Tudo isso eram pequenos atos que uniam nossa família em uma única tarefa: nos prepararmos para a vinda do Salvador. 

    Hoje, vergonhosamente, com o corre-corre do dia a dia, não montamos mais a árvore no primeiro domingo do Advento... Minha mãe cozinha na véspera apenas; meu pai está cansado demais para fazer consertos na casa. Quem montou as árvores, sozinha, nos últimos anos fui eu. Ás vezes meu irmão me ajudava. Mas, como nesse final de ano eu estou estudando, não montamos ainda... E, apesar de sabermos que o Natal está próximo, sem aquela preparação da casa, parece que ainda não "caiu a ficha" que logo, logo já é Natal...
   Amanhã o Fernando vem aqui em casa e combinamos de montar a árvore. Mesmo que eu tenha que estudar, mesmo que seja o último final de semana do Advento, mesmo que eu tenha que caçar no quartinho de bagunça a caixa com os enfeites, mesmo que meus pais estejam muito ocupados para me ajudar... É preciso parar, dar um pause nos afazeres cotidianos e lembrar que não estamos aqui na terra para isso apenas, mas sim para ganharmos a vida eterna. E isso é impossível se não guardarmos o tempo devido a Deus. Por isso, amanhã vou esquecer do vestibular e do cursinho. Vou me dedicar apenas à preparação da nossa casa para a vinda de Nosso Senhor. 

    E você, já preparou sua casa para um Santo Natal?

3 comentários:

  1. Oi!

    Comecei a acompanhar seu blog através do blog da Lucie... e gosto muito das suas reflexões.

    Se te 'consola', o Natal tem perdido espaço na união das famílias. Meus pais e irmã também tinham atividades que largaram. Montei a árvore de Natal sozinha, não quiseram colocar piscas piscas na casa e o presépio - o mais importante enfeite a meu ver no Natal - só com muita insistência minha mãe permitiu que eu montasse hoje, a uma semana do Natal.

    Que consigas montar e dar uma chance aos que esquecem da preparação para a chegada do Deus Menino para que se lembrem que não adianta correr tanto para o vazio. O que importa é invisível aos olhos mas é o que preenche o coração: Deus.


    Salve Maria!

    ResponderExcluir
  2. Cíntia,

    O Natal sempre foi para mim motivo de alegria. Mesmo nos meus tempos de protestante eu já achava o natal uma época linda, só não entendia o porquê. Hoje que sou católica e sei o verdadeiro sentido do Natal e também das outras datas, como por exemplo a páscoa, eu dou o devido valor a estas datas.

    Infelizmente meus pais não são católicos e meu pai não gosta que eu monte a árvore e o presépio na sala, ele é protestante. Mas mesmo assim eu monto a árvore e o presépio no meu quarto, e todas as noites chamo as minhas irmãs que são pequenas para rezar aos pés do Deus Menino. Eu espero ansiosa pelo dia que poderei ter a minha casa e enchê-la de símbolos católicos e natalinos. Espero pelo momento em que todos da minha futura família (marido e filhos) possam esperar com alegria e devoção a chegada de Nosso Senhor.

    Por enquanto fico eu cá, montando o presépio sozinha e às escondidas. Mas isso não me desanima, porque sei que não será sempre assim...

    Acabei por não mandar a imagem que me pediste, me perdoe. Estou de férias na casa de minha mãe e aqui não tenho acesso à internet, e também por isso meu blog está às moscas, rs.

    Vou para São Paulo nesta semana que entra, e estarei na Missa de Natal, espero poder vê-la.

    De qualquer modo, desejo-lhe a você e ao Fernando um ótimo natal.

    Fique com Deus,

    Lucie.

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria!

    Lyn

    Consegui sim arrumar a casa hoje, montar a árvore e o presépio. Fiquei muito feliz com isso.

    Lucie

    Que coisa, não imaginava que vc montava a árvore e tudo mais escondida, praticamente. Que coisa... Vou rezar pelos seus pais, mas que bom que suas irmãs rezam com vc. (quantos anos elas tem?)
    Aproveite suas férias e espero vê-la em breve para poder desejar-lhe um Feliz Natal pessoalmente. =))

    Beijinhos
    =**

    ResponderExcluir