sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Saudades de devorar livros... Saudades da Jane Austen...

A atriz Keira Knightley como Lizzie Bennet
É uma pena que, com essa correria dos estudos para a 2ª fase da Fuvest, eu não possa ler mais livros além dos que eu estudo. Tem tantos volumes que ainda não li, tanta coisa pra descobrir e aprender! Ai que vontade de pegar um livro e lê-lo todinho em um dia. Faz tanto tempo que não faço isso!

Aiai...ler é bom demais. Distrai a cabeça, exercita nosso raciocínio, faz com que aprendamos de tudo. Claro, nem todos os livros que são publicados por aí são apropriados ou de qualidade. Mas, mesmo assim, isso não tira o prazer que a boa literatura proporciona.

Uma das minhas autoras preferidas é a inglesa Jane Austen. O retrato que ela faz da sociedade rural do início do século XIX é delicioso de ser lido. As relações entre as pessoas não são meramente racionais, mas também não são exageradas, com um sentimentalismo vazio. Seus escritos mostram uma visão feminina da época e os valores vigentes na sociedade, tão distintos do que vemos hoje. Além do mais, a linguagem usada por ela e seu modo de escrevê-la é muito elegante. Voltarei a falar mais sobre ela e sua história no blog em breve.
Cena do filme Orgulho e Preconceito

Embora faça parte da leitura obrigatória nos países de língua inglesa, Jane Austen é pouco conhecida no Brasil. Entretanto, muitas moças são absolutamente apaixonadas pela adaptação para o cinema de sua obra mais famosa, Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice). E, claro, eu me incluo nesse grupo...rsrs.

Outros filmes foram rodados baseados em obras da escritora, mas esse é o mais recente e, particularmente, a montagem mais bem feita. Recomendo-o, assim como o livro, com toda a certeza!

Edição em língua inglesa de Persuasão
Outro livro que li dela e me agradou muito foi Persuasão, que conta a história da jovem Anne Elliot e apresenta um final surpreendentemente adorável. Ainda não li todas as suas obras, mas sinceramente tenho medo disso. Que triste seria estar lendo o último livro que faltava e se dar conta de que, depois daquele, não haverá mais novidades da escritora...

Me dá um aperto no coração pensar em viver também essa mesma situação com os livros do Gil Vicente.

Isso é o que dá gostar de escritores muito antigos...




Ofereço este post, carinhosamente, à minha amiga Ana Alice, outra admiradora de Jane Austen 

Um comentário:

  1. Cíntia Maria
    obrigada pela dedicatória vc é um amor!!ai eu também tenho medo de chegar ao fim,acho que só faltam dois livros para mim...já li ORGULHO E PRECONCEITO, PERSUASÃO, RAZÃO E SENSIBILIDADE E EMMA..
    Ah apreveitando o espaço queria muito recomendar Emma porque na minha opinião é o segundo melhor livro, depois de Orgulho e Preconceito é claro
    Lindu seu blog!!
    Beijusss

    ResponderExcluir