segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Leques: alívio e elegância para os dias de calor



Com as temperaturas aumentando a cada dia, não saio nas ruas sem meu leque. Além de ser um acessório belíssimo e cheio de charme, ele é extremamente útil para aliviar-nos nos dias mais quentes. É difícil hoje vermos moças usando leques, sendo esses considerados hoje "objetos das vovós". Infelizmente, ao invés de usar o leque para se refrescar, parece que as mulheres preferiram encurtar as roupas e esquecer-se da modéstia...

Mas não era assim. Os leques têm origem asiática e chegaram à Europa através do intercâmbio comercial e cultural realizado na época das Cruzadas. Porém, foi a partir do século XVI, com as Grandes Navegações, que eles conquistaram a nobreza e tornaram-se sinônimo de elegância e indispensáveis para qualquer dama até o início do século XX. Os materiais usados eram os mais diversos: marfim, madrepérola, tartaruga, madeiras perfumadas, plumas, tecidos e papeis pintados com cenas de gênero galantes, mitológicas, campestres ou orientais, muitas vezes retratando momentos históricos.  
 
"Uma dama sem leque é como um nobre sem espada."
Madame de Stäel, ensaísta francesa do século XVIII
 Os leques também tinham outros usos. A Linguagem do Leque era um complicado sistema de posições e gestos que as damas usavam para comunicar-se e para flertar. Foi provavelmente na Corte Francesa do século XVIII  que essa linguagem tomou corpo e foi amplamente difundida. 

Apesar de poucas moças usarem-nos hoje, os leques ainda são considerados adornos extremamente belos e femininos. Eles também podem ser usados como artigos de decoração. A seguir, alguns modelos para inspirar seu uso!
Leque francês feito de rendas
Leques de tecido, de papel e de plumas
Leque francês Verdun
Leque decorativo italiano 
Leque que ganhei da minha avó

  

Leque que uso no dia a dia

Leque espanhol que uso para ocasiões especiais
Detalhe do leque acima

3 comentários:

  1. Ótimo post!!! Amo leques. São tão femininos...

    Outra coisa muito boa no verão são as sombrinhas. Eu vi umas rosas com rendinhas na barra, um charme.

    Beijos.

    Lucie.

    ResponderExcluir
  2. Vi leques na loja de 1,99, nem vi o preço, mas agora tô achando tão lindo kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Ah, o meu de flores rosas eu comprei no 1,99 mesmo! rsrs..
    Nem todos eram muito bonitinhos, mas garimpando a gente acha coisas bem interessantes e em conta!

    Salve Maria!

    ResponderExcluir