domingo, 7 de novembro de 2010

Compositores (Parte I) - Arcangelo Corelli (1653-1713)

Resolvi falar hoje sobre um dos compositores que mais gosto do período barroco: Arcangelo Corelli.




Nascido em uma família de aristocratas, em 1653, em Fusignano (Itália), Arcangelo Corelli iniciou seus estudos sistemáticos de violino e composição aos 13 anos. Em 1666, foi estudar em Bolonha, importante centro de música instrumental, e, após quatro anos de estudos, foi admitido na Academia Filarmônica de Bolonha. Por volta de 1675, chega à Roma. Lá, presta serviços musicais à nobreza italiana, da qual destacam-se o Cardeal Ottoboni e a Rainha Cristina da Suécia.

Corelli influenciou significativamente as obras de outros compositores, tais como Vivaldi, Bach e Haendel, porém, em relação à época em que viveu, seu trabalho foi pouco extenso. Corelli não compôs nada para a voz, sua obra é inteiramente instrumental e dedicada aos instrumentos de arco. Em sua obra, o violino deixou de ser mero acompanhador para ganhar especial destaque.

Apesar dos compositores influenciados por ele terem escrito obras mais refinadas do que as suas, as de Corelli têm sido injustamente esquecidas se comparadas com as deles. Sua obra explora todo o potencial sonoro do violino como instrumento solista, em suaves movimentos lentos, e apresenta admirável contraponto. Ela resume-se em  seis coletâneas de música instrumental; as quatro primeiras delas dedica-se aos trios, a quinta é o livro de sonatas para violino solo e baixo e a sexta obra, os doze Concertos Grossos.

A minha obra favorita dele é o Concerto Grosso n.º 8 Op. 6, também conhecido como o "Concerto de Natal". É de uma vivacidade incrível, sendo impossível não ser contagiado por ela. Coloco aqui o segundo movimento, meu preferido, Allegro. Aproveitem!

http://www.youtube.com/watch?v=RSAQF9TE6dY&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário